
Ter produtividade é ser eficiente no tempo e fazer as tarefas que precisam ser feitas e isso também ajuda a gerar mais tempo livre. E com esse tempo você pode trabalhar mais, ganhar mais dinheiro, chegar mais rápido em seus objetivos ou ter mais tempo para você, sua família e seu lazer.
A produtividade é um dos caminhos pra você ser rico no único recurso verdadeiramente não renovável: o tempo.
Nosso cotidiano está cheio de “depois eu faço/ depois eu leio/ depois eu vejo” e tenho certeza que não são tarefas muito interessantes, pois se fossem você as teria executado na hora. Ou já estava com tantas tarefas acumuladas que mesmo que quisesse… não tinha mais tempo!
O primeiro passo para acabar com isso é parar de usar o “depois eu faço”. Se não for possível fazer agora, na hora, separe já um tempo em sua agenda para executar depois. Mas execute, termine a tarefa!
Procure começar e terminar as tarefas e evite parar no meio para fazer outra coisa,isso vai impactar negativamente sua produtividade,mesmo que não seja imediatamente.
Para completar nossa conversa vou dar duas dicas de gestão de tarefas bem simples e, talvez por isso mesmo, muito eficientes:
A primeira é mais uma reflexão:
Existe o que é importante: leva em direção dos seus objetivos e dos seus sonhos. Existe o que é urgente: um dia foi importante, você empurrou com a barriga, virou urgente. Existe o que é circunstancial: você faz, mas não te leva a lugar algum. As tarefas urgentes nos afastam do que é realmente importante..
A segunda é mais uma Gestão de fato:
Avalie todas as atividades diárias Como você descreveria sua agenda diária?
Descreva detalhadamente sua rotina: Analise ABCDE Cada ação deve ser categorizada em ABCDE levando sempre em conta a realização de seus objetivos. O que só você pode fazer e fará grande diferença para a realização de seus objetivos? A: Alto Impacto
B: Médio Impacto
C: Baixo Impacto
D: Delegáveis E: Elimináveis
Conforme os seguintes critérios:
A: ALTO IMPACTO. Grande importância e que lhe trazem grandes resultados para sua vida como um todo (80/20)
B: MÉDIO IMPACTO: Possui importância e se não realizadas poucas consequências. Quais tarefas são urgentes, mas possuem pouca influência para realização de seu objetivo? (Usualmente trazem consequências para outras pessoas).
C: BAIXO IMPACTO: Seria bom, mas com pouca consequência. Quais tarefas não possuem importância, não são urgentes e com poucas consequências imediatas para realização de seu sonho?
D: DELEGÁVEIS. Quais tarefas você poderia delegar para outra pessoa fazer?
E: ELIMINÁVEIS. Onde você acha que desperdiça seu tempo? O que você faz em sua vida que lhe traz conforto, mas não tem impacto em sua vida?
3: Reorganizar a agenda. Como você pode se reorganizar para utilizar melhor seu tempo e atuar em direção do seu sonho? Como pode atuar levando em conta a realização de seus objetivos
Vamos começar? Boa sorte!
FONTE : http://www.lucycintra.com.br/produtividade-tempo-e-tarefas/