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Indústria Saudável: Programa leva check-up até trabalhadores

July 12, 2016

 

Um levantamento aponta que, a cada dez funcionários que pedem afastamento nas indústrias, oito tem como motivo alguma doença crônica, como estresse, pressão alta ou obesidade. 

Para tentar mudar isso, o Sesi criou um programa que leva saúde para dentro das fábricas. Bom para as empresas, que sofrem menos com as licenças médicas dos empregados. E bom também para os trabalhadores, que conseguem melhorar a qualidade de vida. 

 

O serviço de atendimento ao público de uma empresa de Taubaté, que produz aparelhos eletrônicos, é desgastante. Num período de 12 horas, os operadores chegam a receber até 20 mil ligações. Uma jornada que exige muito equilíbrio. 

Segundo uma pesquisa feita em empresas do estado de São Paulo, 78 % dos funcionários que precisam ser afastados apresentam algum tipo de doença crônica, como, estresse. Para combater esse índice, o Sesi criou o programa "Indústria Saudável". 

 

A rotina estressante do trabalho é acompanhada de perto por uma equipe formada por enfermeiros e um dentista monitora a saúde dos 500 empregados da empresa. 

Primeiro, os operadores respondem a 80 perguntas sobre a saúde e o estilo de vida. Depois, são encaminhados para esse outro espaço onde é medida a pressão. O índice de massa corporal e por último, é avaliada a saúde bucal do funcionário. 

O diretor do Sesi, Antonio Jorge Filho diz que os investimentos valem a pena. “É feito um relatório final e devolvido à empresa como está a saúde de cada trabalhador e aí a empresa vai investir na qualidade de vida e com isso tanto a produtividade quanto o absenteísmo são fatores que são combatidos com bastante eficiência”. 

 

De acordo com o enfermeiro do trabalho, José Carlos de Oliveira, uma fábrica que já participa pela segunda vez do programa, soma resultados positivos. “Tivemos um diagnóstico geral do número de obesos, hipertensos, diabéticos dentro da empresa. A partir daí montamos grupos específicos e isso refletiu na produtividade da empresa e na qualidade de vida do funcionário”. 

E para quem está acostumado a atender o público, receber um atendimento como esse é essencial.“Como tem muito trabalho a gente não se preocupa muito com essa parte de saúde e assim fica mais fácil, porque é dentro da empresa mesmo”.

 

fonte: http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=354

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